Assembléia de Deus Florianópolis

Nossa História

Semeando a Fé

Os primeiros assembleianos radicados na Ilha de Santa Catarina tiveram que investir arduamente na tarefa de evangelização para redirecionar positiva e biblicamente o destino eterno do povo ilhéu.

Foi entre os anos de 1936 e 1937 que por aqui passaram os primeiros servos de Deus: André Bernardino, Manoel Miranda e outros, que dirigiram alguns cultos e resultaram em conversões, mas o trabalho ainda não tinha sido implementado.

Albert Widmer foi o fundador da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Florianópolis no ano de 1938.

Procedente da Suíça, e tendo como mantenedores igrejas da Inglaterra, em 1938 passou a dirigir cultos junto à Rua dos Navegantes, no Balneário, atual Bairro Estreito.

Pioneiros do Evangelismo em Florianópolis

Em setembro do mesmo ano, Widmer convidou o jovem evangelista João Ungur, de 27 anos, a mudar-se para Florianópolis, vindo de Urubici – SC. João Ungur, oriundo da Lituânia, foi o segundo dirigente da igreja.

Os primeiros cultos foram realizados em diferentes lugares no Bairro Estreito; posteriormente o pastor Ungur concentrou seus esforços evangelísticos na Rua Almirante Lamego, no centro da cidade.

Meses depois foram realizados dois batismos em águas: no Bairro Coqueiros, com nove candidatos; e no Bairro Estreito, com onze novos convertidos.
Em 1940, chega em Florianópolis o missionário J. P. Kolenda.

Tendo o firme propósito de expandir o trabalho da Assembleia de Deus na Capital dos catarinenses, Kolenda alugou um salão de cultos no bairro Coqueiros e um salão próximo ao cais Frederico Rola, no centro, cujas reuniões foram posteriormente transferidas para um outro local na Rua Conselheiro Mafra, até a inauguração do primeiro templo, em 19 de abril de 1952.

Um Marco Espiritual

Em 1951, foi comprado um terreno na Rua Felipe Schmidt, número 114, pelo preço, à época, de “Hum Conto e Cem Réis”. A igreja financeiramente pobre, precisou de um grande esforço dos crentes para construir o templo e contou ainda com a ajuda da missão americana.

Em 1953, nasceu o Coro Vozes de Sião.

Por determinação da Convenção Estadual, em 1954 assumiu a direção da AD Floripa, o pastor Antonieto Grangeiro Sobrinho, que intensificou os cultos no interior da Ilha, e iniciou a evangelização na Penitenciária do Estado.

Neste período, foi adquirido o primeiro telefone, artigo raro na época que atraía a visita dos irmãos para conhecê-lo.

Desafios e Conquistas: Um Legado Duradouro

O primeiro programa de rádio da igreja começou em maio de 1957, pela Rádio Guarujá, que possuía um auditório onde os irmãos se posicionavam após os cultos de domingo para assistir a transmissão ao vivo.

Ainda no pastorado de Grangeiro, outro fato curioso foi a criação de um cemitério da Assembleia de Deus, pois o padre não permitia o sepultamento de crentes no cemitério da cidade.

Anos 50 e 60
do Rádio à Banda

Em dezembro de 1957, o pastor João Ungur assumiu a direção da igreja, e a obra do Senhor continuou prosperando com a abertura de várias outras congregações.

Em 1961, foi aprovada a compra de uma motocicleta para uso do pastor, que até então fazia o trabalho de ônibus ou bicicleta.

Neste mesmo ano, um grupo de irmãos movido pelo desejo de aprimorar a área musical fundou uma banda, que em 1964 passou a chamar-se Banda Clarins de Sião.

Liderança e Continuidade

Também em 64, nasceu o Coral Esperança, formado apenas pelos jovens, sob a regência da irmã Ester Ungur.

O primeiro Círculo de Oração das Mulheres nasceu em 1969. Além de clamar a Deus pelo trabalho, as irmãs cuidavam da assistência social da igreja, através do “Grupo Dorcas“, encarregado da distribuição de alimentos, roupas e enxovais para bebês de famílias carentes.

Em 71, foi adquirido o primeiro veículo da igreja, um DKW Wemag.

Florianópolis cresceu vertiginosamente e a Igreja Evangélica Assembleia de Deus acompanhou este progresso espalhando as boas novas do Evangelho da salvação.

De 1970 a 1997, presidiram a Assembleia de Deus de Florianópolis, os pastores: Waldomiro Souza, Pedro Isidoro Cardoso e Valmor Leonel Batista.

Em 97, assumiu a presidência o Pr. Juvenil dos Santos Pereira, que permaneceu até novembro de 2013.

ADFloripa nos seus primeiros dias e nos dias de hoje

Crescimento Espiritual e Expansão Internacional

Atualmente, em Florianópolis, a Assembleia de Deus conta com mais de 100 igrejas e dezenas de pontos de pregação.

Da ADFloripa desmembraram grandes campos eclesiásticos da Assembleia de Deus não só em Santa Catarina,  mas expandiu também para outros estados do Brasil e também em outras nações.

Nossa igreja possui papel de destaque na sociedade e é respeitada pelo seu trabalho social.

Desde que assumiu a direção da igreja em novembro de 2013, o Pastor Josué Cipriano tem sido um líder inspirador e visionário para a Assembleia de Deus em Florianópolis. Com uma liderança centrada na fé, na comunidade e no serviço, ele tem guiado a igreja em um período de crescimento espiritual e missionário. 

Com uma visão voltada para o futuro, o Pastor Josué tem trabalhado incansavelmente para fortalecer e expandir o alcance da igreja, buscando sempre cumprir a missão de levar o Evangelho cada vez mais longe. Sua liderança exemplar tem sido fundamental para o crescimento e a unidade da Assembleia de Deus.